8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO
domingo, setembro 17, 2017
Boas notícias pra você que gosta de cinema!
A edição nacional da 8 ½ Festa do Cinema Italiano, reuniu sete longas contemporâneos, todos inéditos no Brasil e exibidos simultâneamente em todas as cidades do Espaço Itaú e no Cinema São Luiz, em Recife.
Em Guerra por amor (In guerra per amore), Algo de novo (Qualcosa di nuovo), Histórias de amor que não pertencem a este mundo (Amori che non sanno stare al mondo), Deixa Rolar (Lasciati andare), A Hora Oficial (L'ora legale), Paro quando quiser "Masterclass" (Smetto Quando Voglio, Masterclass) e o filme que vamos falar hoje; "O Fantasma da Sicília".
Sucesso de crítica no último Festival de Cannes e baseado em fatos reais, o longa conta a história do desaparecimento de Giuseppe di Matteo, um adolescente de 13 anos, filho de um ex mafioso que estava colabarando com a justiça. Os cineastas conseguiram transformar a história de um sequestro que chocou a nação italiana na década de 90 em um conto de fadas.
Parando por aqui para não dar

Estivemos em São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema na Rua Augusta (mostramos lá no stories do instagram. Já segue? oi_roma ), onde os diretores do filme Fabio Grassadonia e Antonio Piazza responderam algumas perguntas do público.

O porque da história de amor? Já que na história real isto não aconteceu?
R: Quando começamos a trabalhar no roteiro, achamos que não seria possível contar esta história, por ser muito triste, e para amenizar usamos a fábula. Na história original o protagonista não conheceu o amor, e resolvemos dar a Giuseppe este presente.
Como o filme foi recebido pelo público siciliano já que se trata de uma história real e tão trágica como foi o sequestro do Giuseppe Di Matteo?
R: O Filme foi muito bem recebido, foi além da expectativa. Claro que por ser baseado em uma história real, passada na Sicília, foi muito delicado. A nova geração já não tem a lembrança do sequestro de Giuseppe, que ocorreu nos anos 90 e que simboliza bem aquele período sangrento. Apresentar o filme para uma geração que não vai mais ao cinema, muitos rapazes e moças da idade dos protagonistas nunca entraram em uma sala de cinema, o desafio foi fazer um filme de uma história real de sequestro, passado na Sicília e ainda apresentar no cinema. Para isto conseguimos convencer os distribuidores a fazerem seções para escolas, fizemos este trabalho por toda Sicília, inclusive nas pequenas cidades, e a reação dos adolescentes foi extraordinária. Ainda está em cartaz e em outubro e novembro será exibido em todas as escolas da Sicília.
O que vocês conhecem do cinema brasileiro?
Conhecemos muito pouco, não chegam muitos filmes brasileiros na Itália. Mas na preparação de O Fantasma da Sicília, vimos diversos filmes protagonizados por crianças e dentre eles o Brasileiro Pixote: A Lei do Mais Fraco, que vai mais ao encontro de cinema social, bastante diferente do nosso, que é uma fábula.
E pra fechar, fiquem aqui com o trailer do filme que entra em cartaz no circuito brasileiro ainda este ano. E para a nossa alegria a Festa do Cinema Italiano volta o ano que vem!
E você, gosta do cinema italiano? Conte aqui pra gente qual o seu filme preferido.
0 comentários